Que Caminho devo Seguir?


Pv- 14:12; 16:25 “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz a morte”.


“Alice, durante sua jornada para sair do mundo de fantasia e voltar para casa, chegou numa bifurcação (onde o caminho se dividia em dois). Ficou, durante algum tempo, pensando que caminho deveria seguir. Foi aí que apareceu o gato de botas sentado e lhe perguntou:

- Qual o problema Alice? Posso te ajudar?

-Estou em dúvida sobre qual caminho seguir, respondeu.

-Aonde você quer chegar? Perguntou o gato.

-Eu não sei. Respondeu Alice.

- “Ora, se você não sabe aonde quer chegar, então qualquer caminho serve…”.

(extraído da fábula: “Alice no País das Maravilhas”).

Embora a citação acima se trate de uma fábula infantil, ela vem confirmar o que a Bíblia Sagrada revela acerca da situação do homem durante toda a sua existência: que caminho devo seguir?

O homem nasce e, quando acaba seu momento de dependência total de seus pais, ele passa a viver em função das suas escolhas sobre qual caminho deve seguir: onde vou estudar? Qual curso na faculdade devo fazer? Devo me casar e com quem? Onde vou morar? Como quero que seja meu funeral? Etc, etc…

A bíblia revela que a situação do homem com Deus, que “sabe todas as coisas”, não anda muito boa e que, por causa dessa “situação não resolvida com o Criador”, a maioria das decisões tomadas geralmente são erradas e, quando na melhor das intenções, levam o homem a uma frustração de vida, confirmando aquilo que o sábio Salomão inspirado por Deus chama de “vaidade e aflição de espírito ou vaidade e correr atrás do vento”. Eclesiastes cap.1.

Mais do que saber “qual” caminho seguir, precisamos saber “onde” queremos chegar.

Se não temos um foco em nossa vida, tudo que é colocado diante de nós serve, ou seja, entramos em qualquer caminho a nossa frente e passamos a vida toda dando voltas e voltas sem chegarmos a lugar algum e as frustrações, decepções, fracassos e quando pior, a morte certamente estarão nos esperando lá no final.

Onde quero chegar? Saber o nosso destino é crucial para nossa felicidade que é a vontade de Deus. Se eu quero “chegar a Deus”, então fica fácil saber qual caminho devo seguir, pois ele nos é revelado claramente na Bíblia: “Eu sou o caminho a verdade e a vida e ninguém vem ao Pai a não ser por Mim”, disse Jesus (Jo. 14:6).

Deus sabe das nossas necessidades humanas e em Sua Palavra nos dá a resposta para todas as indagações que surgem ao longo de nossa vida para que saibamos quais decisões devemos tomar para sermos felizes e não nos decepcionar.

Seguir o caminho com Deus é dar sentido a vida: ser criança, ser adolescente, jovem, adulto, idoso, morrer; estudar, trabalhar, amar, ser amado, fazer a coisa certa, amar o próximo, etc.

Colocar tudo em Suas Mãos não é fugir da responsabilidade, muito pelo contrário, é a atitude mais responsável que o homem pode tomar em sua vida; é sair da fantasia e entrar na realidade para o qual nós fomos criados e o que devemos fazer:

“Colocar a nossa vida nas Mãos de Deus é estar no caminho certo que nos leva de volta ao nosso lar."

0 comentários :

Postar um comentário

Ultimos Dias - Todos os dreitos Reservados